segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

É preciso conhecer pra gostar...

Muita gente diz não gostar de poesia, mas pouca gente, é bem verdade, procura ler, conhecer. Isso acontece com muitas coisas da vida. A poesia é bonita, é bela, é profunda, é transcendental, mas precisa ser conhecida, precisa ser tocada, precisa ser apreciada.
As pessoas podem até apreciar certos poemas, autores, frases, fragmentos, mas estarão apenas superficializando a poesia em suas vidas. Adentrar nesse universo é primordial para que se possa entender que poesia é vida, mas do que literatura, como disse certo poeta, antes de saber escrever poesia, é preciso saber vivê-la.
Tudo isso para dizer e contar a seguinte história. Uma amiga me disse ainda hoje, os homens não querem me conhecer, querem apenas usufruir da minha beleza, querem ficar comigo por eu ser bonita, mas poucos se importam com o que eu sinto, penso, para eles, sou apenas mais uma gata que servirá de troféu, de ostentação para seus amigos e sociedade.
E a gente pode até se apaixonar por alguém por conta da beleza, do corpo, do sexo, dos olhos, do olhar, mas é preciso conhecer, é preciso tocar, ouvir, sentir para que a paixão se transforme em amor.
Minha amiga sofre em suas relações por conta do ciúme, por ser bonita demais, os seus enamorados temem sofrer alguma decepção, ficam possessivos e ciumentos. Ela disse, não sou, nem vou trair ninguém, mas eles, os homens, não confiam em mim, quando estão comigo ficam possessivos e ciumentos, têm ciúmes do vento, da lua, do sol, até de mim mesma, se me conhecessem, saberiam que eu nunca haveria de trai-los.
Como toda mulher, ela tem medo de ficar sozinha, o que será impossível, dado aos seus dotes físicos e a sua exuberante beleza, mas entendo o que ela sente e passa em sua existência. Uma relação não pode ser baseada no corpo, na imagem, na beleza, assim como a poesia não pode ser julgada por um poeta, por um poema, por uma frase.
Um princípio básico para o gostar é o conhecer. Só podemos gostar daquilo que conhecemos, seja música, filme, comida, livro, seja gente, é preciso dialogar, e quando falo em diálogo, não me refiro apenas a palavras, aos verbos, mas aos diálogos que podem existir de sonho, desejo, esperança, perspectiva, futuro, presente e passado.
É preciso conhecer o outro em seus medos, nas suas alegrias, em suas fragilidades, em sua fé, esperança e até naquilo que ele tem de pior, para se gostar é preciso provar, pois como disse alguém, a prova do pudim está na sua degustação.
A prova do amor está na convivência, convivendo com o outro, o conhecendo, é que saberemos se iremos amá-lo ou não suportá-lo.

Ronaldo Magella 

Nenhum comentário:

Postar um comentário